A Fundação Fernando Leite Couto lança no mês de dezembro, o romance de estreia do escritor Abdul Julai intitulado “Pastor de Moscas”, com a apresentação do jornalista Luís Phumula.
A narrativa de Abdul Julai atravessa a vida atribulada de Cassiano Ernesto, Alberto Celestino Ernesto, Ermelinda. “Pastor de Moscas” é uma alegoria da contemporaneidade africana, abreviada numa vila, onde a esperança, o sonho e a persistência, acompanham a vida dos seus habitantes.
Cassiano Ernesto, edil de uma região, algures em Moçambique, encontra-se a braços com uma série de problemas, a falta de água devido à seca que assola aquele local, outra inquietação social é a doença do sonambulismo que faz sofrer os habitantes da vila. Entretanto, suspeita-se que estes fenómenos estejam relacionados com o nascimento de uma menina, de acordo com o burburinho que percorre a comunidade.
Abdul Julai apresenta uma narrativa ágil, com doses de humor e ironia.
Abdul Leôncio Julai nasceu a 17 de Dezembro de 1985 na cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado, Moçambique. É Licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo ISRI (Instituto Superior de Relações Internacionais, actual Universidade Joaquim Chissano). Desempenhou as funções de Gestor de Recursos Humanos na Administração Regional Águas do Norte, tendo sido posteriormente Chefe do Departamento de Recursos Humanos na mesma instituição. Actualmente é Oficial de Cooperação Internacional no Departamento Provincial de Planificação e Cooperação na Direcção Provincial de Saúde de Cabo Delgado, Moçambique.