Ruth Bañón, antropóloga e artista plástica, especializada em ilustração.
Vive em Moçambique há mais de quinze anos, onde tem desenvolvido a sua carreira artística.
Licenciada em Antropologia Social e Cultural, com especialização no domínio da cultura e da educação. Durante vários anos trabalhou em museus etnológicos, fundações e ONGs nacionais e internacionais, em diferentes países como Brasil, Portugal, Marrocos e Moçambique. Viajou para outros países, conhecendo diferentes culturas e formas de trabalho.
Em Moçambique, trabalhou durante vários anos na investigação de contos de tradição oral, no âmbito de um projecto de colaboração entre a Fundaciò Contes pel Món (Barcelona) e a redação da Escola Portuguesa de Moçambique em Maputo. Neste projeto, coordenou a recolha e identificação de contos, bem como a edição e produção de uma primeira colecção de livros de contos em Moçambique. Cada história foi adaptada e ilustrada por uma dupla de escritores e artistas plásticos moçambicanos. Os livros foram distribuídos em escolas e centros de formação como ferramentas para levar a leitura e a escrita às crianças e jovens.
Esta viagem e esta experiência influenciaram muito a criação do seu trabalho, que está intimamente ligado à identidade africana e moçambicana. Os mitos, as crenças, bem como os simbolismos que emergem das histórias tradicionais, são referências importantes que inspiram as suas ilustrações.
Para além do seu trabalho académico como antropóloga, desenvolveu um lado artístico e criativo que a acompanha desde a infância. Com o passar dos anos, apercebeu-se do peso e da importância que este caminho teve na sua vida e, por isso, decidiu mudar de direcção para se dedicar inteiramente à ilustração e ao desenho, sendo que a sua formação em antropologia enriquece e traz uma sensibilidade específica ao seu estilo criativo.
“Adoro a liberdade que sinto quando posso criar universos imaginários, inspirados em factos simples e, ao mesmo tempo, transmitir uma visão poética deste mundo e, porque não, de outros mundos possíveis. Sinto-me muito inspirada pela natureza e pela sua fonte inesgotável de vida, em constante mutação. Posso dizer que as florestas, a vida vegetal e os animais estão muito presentes nas minhas obras e são os meus pontos de referência para me ligarem a esta região interior onde vive a criança que há em todos nós”.
Em março de 2017, juntou-se a um coletivo de criadores e designers com quem abriu uma galeria de arte e design, Machamba Criativa, localizada no Centro Cultural Franco-Moçambicano. Ali expuseram os seus trabalhos, dirigiram workshops e partilharam experiências e conhecimentos. Esta foi a forma de contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma criativa emergente em Maputo.
Publicou também vários livros com o seu trabalho de ilustração tanto em Espanha como em Moçambique, bem como edições e encomendas para inúmeras instituições e organizações como a Unicef Moçambique, a Fundação Alemã Friedrich Ebert (FES), para a qual produziu inúmeros trabalhos, incluindo uma curta-metragem de animação sobre o feminismo (o trabalho pode ser visto na plataforma Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ggHzvurWXPc) e também como ilustradora para o Planeta Futuro do El País España, entre outros.
Publicações de contos em Espanha:
2023 – El sueño de la tortuga de Alberto Celdrán, Ed. Va de cuentos, Alicante
2012 – Chamanismo para niños de Oscar Espadero, Mandala Ediciones. Madrid
2009 – Nico y las meninas de Mercedes Alonso Merino, Instituto Juan Gil-Albert de Alicante
2008 – Gacela de amor y nieve de José Luis Ferris, Alicante
Publicações de contos em Moçambique:
2016 – A viagem da Luna (El viaje de la Luna) de Teresa Noronha, Alcance Editora, Maputo
2011 – O coração apaixonado do Embondeiro (El corazón enamorado del Baobab) de Rafo Diaz, EPM-CELP, Maputo
Exposições:
2025 – Exposição individual Filhos do Oceano – Fundação Fernando Leite Couto, Maputo, Moçambique
2024 – Exposição individual Cuba Raíz – Embaixada de Espanha em Havana.
2022 – 12ª Mostra de Ilustração de Maia, Portugal
2016 – Exposição colectiva Colección Creciente – Galeria Kulungwana, Maputo, Moçambique
2015 – Exposição colectiva – ILUSTRA – Centro Cultural Brasil-Moçambique, Maputo
2014 – Exposição colectiva Colección Creciente – Galeria Kulungwana, Maputo, Moçambique
2013 – Organização e participação na exposição colectiva na Fortaleza de Maputo, produzida pela Embaixada de Espanha por ocasião da visita da Rainha Sofia a Moçambique.
2008 – Exposição individual Entre o céu e a terra – Söda, Alicante, Espanha.
2007 – Exposição individual África na alma – Söda, Alicante, Espanha
2007 – Exposição individual – Fermento, Lisboa, Portugal
2004 – Exposição individual – Universidade de Alicante, Espanha