7.ª edição da feira do livro “Ler é uma festa” com conversas e novos lançamentos

Decorre de 25 de Novembro a 9 de Dezembro de 2025, a 7.ª edição da feira do livro LER É UMA FESTA, organizada pela Fundação Fernando Leite Couto, neste ano com o tema “O inventário do tempo”, ainda nas celebrações dos 10 anos de criação desta instituição cultural.

Trata-se de um evento que pretende celebrar a cultura de leitura, juntar amantes de livros e autores, promover a produção literária nacional contemporânea e dar a oportunidade para o público em geral entrar em contacto com as maiores novidades de livros de ficção das editoras moçambicanas.

Neste ano a feira junta cerca de 10 editoras e uma distribuidora, das que mais se destacam na dinamização literária e no lançamento de obras de autores moçambicanos. São elas a Fundza, Ethale Publishing, Gala-Gala Edições, Catalogus, Alcance Editores, Massinhane, Escola Portuguesa de Moçambique, Trinta Zero Nove, Diário de uma Qawi, Kapim e a própria Fundação Fernando Leite Couto.

Espera-se a abundância de diversidade de títulos, géneros e autores com estas presenças.
Como principais atrações da feira, além da disponibilização de livros a “preços de festa”, um conjunto de actividades estão programadas.

Todos os dias de LER É UMA FESTA o público poderá encontrar-se com autores publicados pelas editoras participantes da feira. No dia 25 de Novembro, a feira abre às 10 horas, no entanto será às 18 horas onde o público vai poder se juntar a quatro autores para uma conversa e sessão de autógrafos. São eles Sónia Sultuane, autora de “Roda das Encarnações”, Japone Arijuane, autor de “Ferramentas para desmontar a noite”, Otildo Justino Guido, autor de “O silêncio da pele”, Hélio Nguane, autor de “Lagartos de Madeira e Zinco” que vão ser protagonistas da conversa com o tema “De onde vêm as palavras que lemos e escrevemos” com a moderação da apresentadora Anísia Sambo.

Na quarta-feira, 26 de Novembro, às 18 horas, será lançado o livro de poesia O livro «Miscelânea de Sonhos e Lágrimas» de autoria de Hipólito Patrício, que apresenta uma colecção de poemas que o diplomata foi escrevendo ao longo da carreira e durante a sua reforma. Na obra “todas as formas de arte e cultura estão representadas”. A obra será apresentada pelo escritor Hélder Muteia e pelo jornalista António Barros.

As editoras convidadas vão ter o seu espaço de divulgação de livros e autores ao longo da feira, a partir do dia 27 de Novembro.

A 01 de Dezembro, Um dos mais destacados intelectuais de Moçambique, Francisco Noa, vai reflectir sobre o valor da educação e da cidadania perante o cenário actual onde nem tudo parece o que é. Das teorias de conspiração, a descrença nas narrativas estabelecidas à constante busca por narrativas alternativas. E, sobretudo, como a leitura pode ser uma saída perante o estado das coisas. A palestra é intitulada “Educação e Cidadania em tempos de pós-verdade”, com a moderação do comunicólogo Sérgio Jeremias Langa, quando forem 18 horas.

No dia 3 de Dezembro, as atenções vão para a conversa sobre Memória, Guerra e Paz em Moçambique, com a apresentação do livro editado por Paula Ferreira, intitulado “Moçambique na Guerra e Paz”. O livro terá apresentação de Mia Couto, seguido de uma conversa com Tomás Vieira Mário, Óscar Monteiro e Eduardo Quive, com a moderação de Ruben Morgado.

Entre os destaques literários LER É UMA FESTA será feito também de actividades para a infância e espectáculos de teatro e música.

CONTINUE LENDO

A Fundação Fernando Leite Couto lança no mês de dezembro, o romance de estreia do escritor Abdul Julai intitulado “Pastor…

Intitulada “Os que julgam sem voz – ensaio sobre a ferida da caça furtiva” a exposição individual de pintura e…

No more posts to show

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PESQUISAR

CATEGORIAS

Noticias

Arte

Cultura

Literatura

Festival

Noticias

POPULARES

Facebook