Oficina em cinema e audiovisual
Ariadine Zampaulo / Oficina

A oficina tem como objetivo esclarecer as bases para a relação entre director e actor e estratégias para construção da cena, considerando que muitos directores idealizam personagens mas encontram desafios para traduzir o que buscam e dialogar com os actores, por não conhecerem as técnicas utilizadas para o trabalho de interpretação e construção de personagem.
Propomos a apresentação e debate de diferentes formas de preparação e direção de elenco para tipos distintos de projetos de filme e vídeo, entre outros formatos audiovisuais, e como isso pode ser desenvolvido junto dos atores.
A oficina tem como público alvo, estudantes de cinema e audiovisual, diretores em início de carreira ou já com experiência mas que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos nessa área, além de debater a partir de suas próprias experiências.
BIOGRAFIA
Ariadine Leitão Zampaulo é cineasta brasileira, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense e trabalha como curadora, montadora, diretora, preparadora de elenco e produtora audiovisual.
Fez casting e preparação de elenco de curtas que tiveram circulação em festivais internacionais, trabalha atualmente na preparação de elenco do curta-metragem "Viventes" (dir. Fabrício Basílio).
Em 2017 e 2018 morou em Maputo, onde cursou um período da graduação na Universidade Pedagógica e pesquisou a prática cinematográfica local. Em 2018, foi curadora de filmes brasileiros no KUGOMA-Fórum de Cinema Moçambique e ministrou, em parceria com a cineasta cabo-verdiana Samira Vera-Cruz, a oficina “Mulheres no audiovisual”. É diretora do longa-metragem “Maputo, Nakuzandza”, filme que tem circulado em diversos festivais no Brasil e estreou internacionalmente na França no 33º FIDMarseille - Festival Internacional de Cinema de Marseille.