Estreanty & Kuryo
Sábado para crianças | Aprenda Circo-Teatro

Oficina de malabarismo, dança, representação e acrobacias
Esta oficina tem como objectivo a iniciação de artes circenses teatrais através de malabarismo, dança, representação e acrobacias de terra. A partir de jogos teatrais, o corpo e mente dos participantes serão activados. Logo de seguida, explicaremos rapidamente o conceito circo-teatro, e o conceito malabarismo, entrando na construção de bolas de areia e peúga, plástico, balão e outros matérias possíveis de encontrar nos lares.
O objectivo é que as crianças aprendam:
- Como pegar o objecto
- Como lançar o objecto
- Figuras básicas do malabarismo.
De seguida, entramos logo na parte de acrobacias, com proposta de figuras básicas, seguras e fáceis de fazer em qualquer casa.
A oficina será dirigida por Estreanty (Ernesto Langa) e Kuryo (Fenias Nhumaio).
Sobre os orientadores:
Estreanty, nome artístico de Ernesto Langa, actor e director na companhia de Artes Makwerhu, criador e coordenador do primeiro festival de teatro de rua em Maputo – festival Kuphanda. Escreveu e dirigiu a peça ku phanda em 2012, Machoman 2014, A Boca 2016, Munhama 2017.
Faz parte do espectáculo de circo “Maputo - Mozambique” como intérprete. Participou de diversas oficinas de circo e teatro em Moçambique e na França. Dirige aulas de teatro na Escola Francesa.
Fenias Issaque Nhumaio vive em Maputo -Moçambique, desde muito pequeno sempre se interessou em experimentar várias possibilidades de movimento, tendo como instrumento de aplicação o corpo. Desde os primeiros passos de dança, artes cénicas até aos movimentos acrobáticos
Nada é mais interessante para si quando o corpo não se aplica activamente, associado ao ritmo, saltar correr, rodopiar e buscar novas possibilidades de combinar e associa-lo a outros objectos e corpos animados fazem desta figura viver seu propósito artístico. De sua complexa vontade de aprender, nasce também uma complexa vontade de ensinar, pelo que cresce inesgotavelmente o espírito de recriação artística.
Faz também parte do espectáculo “Maputo – Mozambique”.