À ESPERA DE GODOT

Teatro | Grupo de Teatro MBEU

6 Nov 18h00
À ESPERA DE GODOT

Grupo de Teatro MBEU traz a sua versão da emblemática peça de Samuel Beckett

A peça "A ESPERA DE GODOT”, foi escrita no pós-guerra (1946-1956), pelo irlandês Samuel Beckett que se dedicou ao Teatro do Absurdo.

Em nossa adaptação, “A Espera de Godot” conta a história de dois doentes mentais (malucos) que fogem do manicómio e estão à espera de alguém que nunca mais chega. Não contamos uma história, mas sim exploramos uma situação estática. O lugar é deserto, sem cor, somente uma árvore ao centro e a luz antecede o crepúsculo.

Enquanto Vladimir e Estragon esperam por Godot, dialogam até à exaustão, pois nessa espera está todo o sentido das suas vidas. Nada acontece e a atmosfera do vazio e da monotonia não é alterada senão pela entrada de Pozzo e Lucky (respectivamente, senhor e escravo) que após a sua partida fazem retomar o vazio que circunda as personagens.

Godot, que não se sabe quem é ou o que seja, não chega e nem nunca chegará. Assim, para preencher a sua desesperada expectativa, para enganar o seu tédio, Vladimir e Estragon, falam um com o outro mesmo sem ter o que dizer, travam brigas inúteis e refazem as mesmas perguntas e as mesmas cenas para preencher o vazio da existência e se darem ao menos a impressão de que existem como gente.

Com este espectáculo pretendemos dar sentido ao medo que sentimos quando não sentimos o sentido das coisas. A peça lembra-nos que existe um enorme e poderoso vazio, cheio de tudo e de nada, que desconhecemos e imaginamos, que antecipamos e receamos e que, inútil e insistentemente, procuramos compreender.