Lançamento do livro “As Idades do Vento”
de Jaime Munguambe

Jaime Munguambe nasceu em Maputo, a 27 de Outubro de 1991. É membro do Movimento Literário Kuphaluxa e colabora em revistas, jornais e blogues de publicação literária a nível nacional e internacional.
Em 2009, foi agraciado com o Prémio Recital de Poesia do Conselho Municipal da Cidade de Maputo e,em 2015 com o Prémio Literário do Banco de Moçambique, na categoria de poesia.
Luís Carlos Patraquim, poeta e jornalista moçambicano, revela-nos no prefácio que “As Idades do Vento” é um cometimento útil, no sentido de que vivemos um tempo em que a poesia resvala –já lá está, para o quintal dos fundos onde, depois das árvores, se escondem todos os medos. “As Idades do Vento” são as várias modulações do corpo do poema e, decididamente, o que chamamos de lirismo, tomou conta das novas propostas. Porque se vive um exílio interior e uma dissonância entre um Eu e um Tu, cuja osmose se quer reinventar contra a brutalidade de uma realidade imposta por interesses outros; porque a mentira flui e o vento zurze e fere, o Poeta quer beber aos haustos a beleza terrível e perturba, sublimemente perturba, as falhadas narrativas para uso espúrio e para a conspurcação Das "nossas melhores intenções", como disse Rui Nogar. Que não se perderam... apesar de tudo.