Foi lançada no dia 30 de Novembro, na Fundação Fernando Leite Couto, a Plataforma “Cooperativa Musical”. Trata-se de uma acção do projecto Cooperativa de Música Experimental, uma iniciativa de um colectivo de curadores, produtores e gestores culturais moçambicanos em parceria com a Fundação Fernando Leite Couto e UX Information Technologies.
A Plataforma de Música Moçambicana alternativa é apoiada pelo PROCULTURA, uma ação do programa PALOP–TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões I.P., que tem por objetivo a promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste.
A presente plataforma é um espaço digital de promoção de artistas alternativos e distribuição dos seus produtos com o suporte de uma campanha de comunicação e visibilidade nas redes sociais e media convencional. Por outro lado, proporciona acesso a estúdios de gravação, mentoria, lançamento de novos produtos e exposição ao mundo.
Estão igualmente agendados 10 concertos ao vivo, na Fundação Fernando Leite Couto, para o lançamento dos EPs dos artistas integrados na Plataforma de Música Moçambicana Alternativa. Os shows pretendem proporcionar ao público sensações e experiências alternativas marcantes, e que instiguem descobertas de uma música com outra estética.
A Cooperativa de Música Experimental acredita que para um desenvolvimento sólido do mercado musical, o nosso país precisa de novos meios de distribuição e os jovens talentos, de mais oportunidades de trabalhar com produtores experientes.