Festival de Teatro Cenas Curtas

O principal objectivo deste festival é criar um espaço de celebração do teatro e construção de ideias criativas que podem, a longo prazo, dinamizar o panorama artístico nacional.

Aberto à participação de pessoas individuais ou grupos de Teatro em todos os níveis, o Festival “Cenas Curtas” foi lançado em 2018, altura em que acolheu 33 grupos que aceitaram o desafio de criar uma peça de teatro de até 12 minutos com temática e sinopse a sua escolha, tendo com ponto de referência dois objectos - Chaves e bengala - e duas palavras: Medo e Partilha.

 

Em 2019, o desafio foi trazido aos amantes de teatro com o lançamento da segunda edição do festival em que os artistas são convidados a criar uma cena com máximo 8 minutos, sinopse livre, incluindo dois objectos essenciais - Mala e Colher de pau - e duas palavras - Lixo e Luxo.

 

A selecção das peças é feita por um júri composto por figuras importantes do Teatro e das Artes que avaliam as Cenas tendo em conta a qualidade técnica e artística das cenas, a excelência técnica e artística da direção e dramaturgia, a qualidade da produção, a adequação da montagem à proposta dos requisitos e o modo como os adereços e as palavras são criativamente incluídos.

O principal objectivo desta competição anual é criar um espaço de celebração do teatro e construção de ideias criativas que podem, a longo prazo, dinamizar o panorama artístico nacional. Espera-se que a longo prazo, o festival “Cenas Curtas” possa ser cada vez mais inclusivo, profissionalizante, proporcionando uma partilha de experiências e conhecimentos, optimizando a participação de grupos de todo país e quiçá, de fora de Moçambique.

Cenas curtas 2019_cartaz