O Mundo Sem Sair de Casa

Ateliers de teatro em casa com Samuel Nhamatate

30 Jun 18h00
O Mundo Sem Sair de Casa

Ficar em casa, mais do que uma forma de contenção e prevenção da pandemia do corona vírus, é um convite para um encontro criativo. A casa é o palco simbólico onde se dá as tramas do quotidiano, é o guardião da memória, dos sonhos e onde se tecem afectos. Falar de casa é falar de família, comunidade afectiva indispensável para a construção do material humano.

O projecto “Pandemia criativa: ateliers de teatro em casa” procura estimular e potencializar a exploração das inúmeras possibilidades criativas que a casa pode proporcionar. Em sessões com duração de trinta minutos, orientadas por actores profissionais, pretende-se partilhar com o público virtual indutores criativos baseados em jogos e técnicas teatrais que estimulem a imaginação e a criatividade individual e colectiva. 

O principal objectivo é o de estimular a memória, a imaginação, a criatividade e a exercitar a voz e o corpo como uma forma de promover a saúde mental e física, e combater o stresse, a ansiedade, o pânico, entre outros males que podem advir desta situação de confinamento.

Interacção e o contágio Criativo: a seguir a cada sessão o público será desafiado a gravar um vídeo da performance que foi induzido a criar e partilhar nas plataformas digitais.

Equipa criativa:

Coordenador: Venâncio Calisto

Actor: Samuel Nhamatate

 

Sobre Samuel Nhamatate

Samuel Jaime Nhamatate é actor formado pela Universidade Eduardo Mondlane, membro do grupo teatral Ximbitana, grupo Inversos, bailarino coordenador e fundador do grupo de canto e dança Nyembeti. Membro da Associação Khanyisa, onde coordena a área de teatro e dança. Colabora com o grupo Tp50 como actor e bailarino. Tem participado em projectos de teatro comunitário organizados por diversas companhias com destaque para a Associação Mahamba.

Participou em várias peças teatrais do grupo teatral Mutumbela gogo em Moçambique e fora do país, como actor convidado. Já se apresentou em vários festivais de dança e teatro dentro e fora de Moçambique.