As Personagens da Minha Casa

Ateliers de teatro em casa com Isabel Jorge

16 Jun 18h00
As Personagens da Minha Casa

Ficar em casa, mais do que uma forma de contenção e prevenção da pandemia do corona vírus, é um convite para um encontro criativo. A casa é o palco simbólico onde se dá as tramas do quotidiano, é o guardião da memória, dos sonhos e onde se tecem afectos. Falar de casa é falar de família, comunidade afectiva indispensável para a construção do material humano.

O projecto “Pandemia criativa: ateliers de teatro em casa” procura estimular e potencializar a exploração das inúmeras possibilidades criativas que a casa pode proporcionar. Em sessões com duração de trinta minutos, orientadas por actores profissionais, pretende-se partilhar com o público virtual indutores criativos baseados em jogos e técnicas teatrais que estimulem a imaginação e a criatividade individual e colectiva. 

O principal objectivo é o de estimular a memória, a imaginação, a criatividade e a exercitar a voz e o corpo como uma forma de promover a saúde mental e física, e combater o stresse, a ansiedade, o pânico, entre outros males que podem advir desta situação de confinamento.

Interacção e o contágio Criativo: a seguir a cada sessão o público será desafiado a gravar um vídeo da performance que foi induzido a criar e partilhar nas plataformas digitais.

 

Equipa criativa:

Coordenador: Venâncio Calisto

Actriz: Isabel Jorge

 

Sobre Isabel Jorge

Isabel Jorge é actriz e produtora, nascida a 11 de Agosto de 1976 em Maputo. Com mais de 20 anos de experiência na área de teatro, Isabel inicia a sua carreira como actriz em 1986 no grupo de teatro infantil Mutumbelinha, tendo integrado em 1989 o grupo de teatro M’beu. Durante a sua carreira participou em mais de vinte peças de teatro com o Grupo M’beu, Mutumbela Gogo e também em co-produções internacionais com o Trigo Limpo-Teatro Acert de Portugal, Backa Theatre da Suécia, para além de participação em filmes de longa e curta metragem.

Participou no Theatre For África em Cape Town, projecto de teatro comunitário ao nível da região da África Austral, durante dois anos. Apresentou-se em vários festivais de teatro a nível nacional e internacional. Em 2012 inicia-se na área de produção de espectáculos para crianças com base em contos tradicionais moçambicanos. O seu percurso profissional envolve trabalhos de produção para teatro, rádio e televisão, tendo trabalhado também como apresentadora de programas televisivos.