NA MELODIA DA COR

Inauguração da exposição de pintura de Dimand

5 Fev 18h00
NA MELODIA DA COR

de 05 a 29 de Fevereiro 2020

Ficamos a contemplar cada uma das imagens em que os corpos femininos dão à tela uma estranha leveza que nos seduz com lembranças do mundo desconhecido do inconsciente.

Dimand movimenta-se num mundo de sonho, criatividade e fantasia, um mundo mágico de deuses e demónios misturados com pessoas.

As suas obras são simultaneamente inesperadas e inquietantes, com inúmeras justa posições de objectos e sombras alongadas, repletas de visões e mistério que nos proporcionam os ambientes transcendentes e irrealistas dos sonhos. Eles próprios inexplicáveis e inquietantes nas diferentes construções que, as nossas mentes conferem aos aspectos da vida.

Servindo-se essencialmente de figuras femininas, Dimand recria-as em metamorfoses sucessivas despersonalizando-as da figura humana tal como o corpo de uma borboleta que se desenvolve sob a casca da crisália.

Na sua arte, Dimand exprime-se através dum universo de cor de um modo ágil e profundo, um mundo difuso e leve como o sono de um adolescente mas que, pouco a pouco, se transforma e se prevê, no ritmo das suas  composições e “na melodia da cor”, um novo mundo, violento e irreverente.

É assim a sua pintura onde vemos existirem lembranças e imagens de desconexas fantasias de terras e mitos de África, que conserva do seu riquíssimo passado cultural.