Sibusile Xaba

Música

27 Set 18h00
Sibusile Xaba

Entradas: 200 Meticais

Directamente das montanhas sul-africanas, o artista de Blues Sibusile Xaba traz para a Fundação a sua mitologia, improvisação e magnetismo.
O carismático guitarrista Sibusile Xaba reenquadra o maskandi e a vanguarda no seu próprio manifesto humanista.
Com um estilo vocal que faz parte do dreamscaping e parte da invocação ancestral, Xaba adivinha, em vez de cantar. Combinado com um estilo de guitarra que está enraizado num dedilhar expressivo, a música de Xaba quebra os limites do gênero, tomando apenas os fundamentos de mentores como Madala Kunene e Dr. Philip Tabane e imbuindo-os com uma mitologia e intensidade de improvisação própria.
O LP de estreia - Open Letter to Adoniah - é uma carta aberta musical para o filho de Sibusile Xaba e um álbum reverente da vida e da sua conexão com uma fonte superior. A música emana de sonhos revelados ao guitarrista durante dias consecutivos e foi gravada por Mushroom Hour Half Hour nas Montanhas Magaliesberg, nos arredores de Joanesburgo no inverno de 2016.
Maskandi, malombo, o blues do deserto e o jazz figuram no extenso vocabulário de Sibusile Xaba, embora através de um filtro individual magnético.