ORIGENS AFRICANAS DO TANGO ARGENTINO

Maximiliano Cholet e Cinthya Tomino (Buenos Aires) / Emiliano Fernández e Lilyana (África do Sul)

28 Mar 18h00
ORIGENS AFRICANAS DO TANGO ARGENTINO

A primeira edição do “Africa Tango – Festival Internacional de Tango Moçambique” é uma iniciativa pioneira em África, visando reunir praticantes, amantes e simpatizantes desta dança, num programa de cinco dias de actividades culturais e artísticas.

Dirige-se a toda a comunidade nacional e internacional, contando com artistas e membros provenientes de vários países africanos como África do Sul, Angola, Quénia, Suazilândia e Tanzaania e ainda de alguns países da Europa. 

O festival terá lugar de 27 a 31 de Março de 2018, sedeado no Serena Polana Hotel, contemplando aulas de dança, masterclass de musicalidade e expressão corporal, projeção e debate cinematográfico sobre as origens africanas do tango, degustação de vinhos, exposição de fotografia tango, tertúlias sobre o tango e milongas (baile de tango), com apresentações artísticas da dança e espetáculos de música ao vivo.

Africa Tango - Festival Internacional de Tango Maputo, dinamiza workshop de tango e uma tertúlia para partilhar e descobrir a magia de uma dança que nas suas raízes também carrega uma genética africana. Um diálogo entre artistas, amantes e público apreciador desta arte.

Quem somos?

A entidade organizadora TANGUEART, é uma escola de dança dedicada ao ensino e dinamização da cultura em torno do Tango Argentino em Maputo. Promove iniciativas culturais em estúdio de dança próprio e no Serena Polana Hotel, principal parceiro de atividade permanente. Reúne uma comunidade de cerca de 500 seguidores fidelizados nos seus suportes de comunicação, replicáveis através das suas ligações com artistas, eventos e comunidades internacionais de aficcionados. 

A conferir no seu histórico, Tangueart tem desenvolvido actividades em parceria com várias entidades culturais moçambicanas e artistas internacionais, nomeadamente os dançarinos profissionais que tem desenvolvido várias iniciativas culturais e artísticas realizadas em Maputo.

Acumulando uma experiência de aproximadamente dez anos que remontam à introdução do tango em Moçambique, a organização associa a realização desta primeira edição do festival moçambicano, e único africano, à celebração do primeiro decénio de tango em Moçambique.

Patrocinadores: Polana Serena Hotel, Embaixada da Argentina, Escola Portuguesa de Moçambique, Grupo SOICO, SOCIMPEX, Casa Ferreirinha, Fundação Fernando Leite Couto e Centro Centro Cultural Franco-Moçambicano.