MICHAEL KÜTTNER & A QUADRILHA

Um dos maiores bateristas e percussionistas na Europa acompanhado por Matchume Zango, Tinoca Zimba, Thapelo Motsegwe e Tony Chabuca

14 Mar 18h00
MICHAEL KÜTTNER & A QUADRILHA

Um dos mais procurados bateristas e percussionistas e um dos mais populares da Europa.  Estudou em Colónia música inovadora e clássica, obteve uma bolsa de estudos da DAAD para estudar jazz em Boston/USA e estudou música africana no Gana. Todas estas influências musicais compõem o seu extraordinário estilo interdisciplinar. Os leitores da revista “Drums und Percussion” (Bateria e Percussão) elegem-no como o melhor baterista de jazz da Alemanha e a revista “Münchner Abendzeitung” condecoram-no com a “Stern der Woche” (Estrela da Semana) com a melhor obra artística.  A sua criatividade e dedicação tornam-no num dos parceiros mais procurados.  Através dos muitos anos de trabalho com o conhecido baterista Peter Giger e o seu grupo “Family of Percussion” e através dos seus 25 anos de trabalho intensivo com o guitarrista Michael Sagmeister, tornou-se conhecido e reconhecido internacionalmente.
Tocou inúmeras vezes em festivais internacionais, apresenta-se com músicos de renome, como Albert Mangelsdorff, Wolfgang Dauner, Charlie Mariano, Steve Swallow, Trilok Gurtu, Maria João, Sheila Jordan, Kenny Wheeler, Nana Vasconcelos, Markus Stockhausen, Lee Konitz, Pat Martino, Klaus Lage. Michael Küttner fez também uma digressão com o Instituto Goethe na Hungria, Croácia, África do Norte, na África Ocidental, Índia e no Sudoeste da Ásia. Nos últimos anos Michael Küttner tocou no Brasil, em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador de Bahia e na Argentina em Buenos Aires, La Plata e San Juan.

Michael está activo em Maputo desde 1991 onde participou no 1° Festival Internacional de Jazz, tocando com o projecto “Friends Across the Border”.  De momento coopera com o grupo “Timbila Muzimba” e a “Quadrilha de Maputo”.  Michael Küttner gravou mais de 50 CDs e participou em várias produções radiofónicas. 

Desde 1989, Michael Küttner lecciona na Universidade de Colónia e desde 2000 é professor catedrático na “Hochschule für Musik und Darstellende Kunst” em Mannheim.  Esta experiência leva-o a ser considerado como um dos melhores pedagogos em jazz na Europa e um professor procurado para “workshops” e cursos. Michael escreve também “workshops” para a revista “Drums und Percussion”. 

Actualmente toca com o seu trio, do qual faz também parte o grande saxofonista Hugo Read, com o grupo de Michael Sagmeister, com o duo de percussão "Percussion Discussion", com o grande percussionista Jose Cortijo e finalmente com a Quadrilha de Maputo, que estará em palco na FFLC em Março.

Ficha Técnica:

Michael Küttner - Bateria

Matchume Zango - Percussão

Tinoca Zimba - Voz

Thapelo Motsegwe - Piano

Tony Chabuca – Viola Baixo