“In Key of Marimba” Moçambique, África do Sul, Zimbabué

Performance musical e conversa com os músicos

29 Jun 18h30
“In Key of Marimba” Moçambique, África do Sul, Zimbabué

In the Key of Marimba (na tecla da marimba), apoiado pela ANT Funding Grant da Pro Helvetia em Joanesburgo e financiado pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC), é uma criação musical composta por três mestres da marimba: Matchume Zango de Moçambique, Victor Chimusoro do Zimbabwe e Keketso Mahlo Bolofo da África do Sul.
O projecto começa com uma reflecção sobre o património musical do sul de África que continua a viver através de instrumentos tradicionais criados e tocados por uma nova geração de músicos.
A criação musical vai acontecer durante uma residência artística em Junho 2017, em Maputo, alimentando-se dos conhecimentos e das experiências colectivas partilhadas pelos artistas.
Durante a residência, Matchume, Keketso e Victor vão compor e ensaiar um concerto de música ao vivo. O público terá a oportunidade de ouvir uma demonstração e conversar com os músicos na Fundação Fernando Leite Couto na quinta-feira 29 de Junho, entrada livre. O concerto final será apresentado no Centro Cultural Franco-Moçambicano no sábado 8 de Julho. 
Para quem desejar acompanhar o projecto, iremos partilhar vídeos e fotografias nas redes sociais e websites da FFLC e do Matchume Zango.
Contexto (facultativo):
A marimba ou xilofone é um instrumento utilizado na maioria da música do oeste, centro e sul de África. Os antepassados das marimbas vêm de instrumentos tradicionais africanos de Moçambique, Malawi e Zâmbia. Em Moçambique a tradição de tocar Timbila (da família da marimba) evoluiu no distrito de Zavala na província de Inhambane. Dizem que data de a 500 anos atrás. Apesar da marimba só ter chegado a África do Sul e Zimbabwe nos anos 60, ela integrou-se rapidamente na música do quotidiano em concertos culturais, nas escolas e igrejas.