A Mãe

Peça de Teatro

20 Set 18h00
A Mãe

 “A Mãe” é uma peça que retrata a eterna e inevitável luta entre o proletariado e a burguesia, ou seja, entre os oprimidos e os opressores. Pelagea Vlassova (que nesta adaptação ganha o nome de Palmira Vasco), personagem central da peça, é uma mulher envolvida na luta de classes, em solidariedade ao seu filho (operário), e acaba por ser símbolo dessa mesma luta.

Escrita por Bertolt Brecht durante os anos 30 do século passado “A Mãe” é uma adaptação do romance homónimo de Maxim Gorki, um grande exemplo do teatro de transformação social que Brecht nos legou. A partir da personagem “Palmira Vasco”, esta adaptação procura provocar uma reflexão sobre o poder transformador impulsionado pela tomada de consciência, quando ganhamos consciência da realidade que nos rodeia, é inevitável o engajamento pela mudança.

É também um pretexto para pensar a sociedade moçambicana hoje, assim como refletir sobre a necessidade de contribuir no despertar da consciência da cidadania, como forma de agigantar o engajamento por uma sociedade cada vez mais justa para todos.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia e Encenação: Venâncio Calisto

Interpretação: Assucena Daniel, Francisco Baloi, Mateus Nhamuche, Silvana Pombal, Sidónio Mondlane e Yuck Miranda