Cheny Wa Gune

Kongoloti Sessions

13 Sep 18h00
Cheny Wa Gune

Músico, compositor, intérprete e pesquisador de música tradicional, Cheny Wa Gune vem criando composições tradicionais e contemporâneas explorando a simbiose entre instrumentos convencionais e tradicionais moçambicanos.
Cheny Wa Gune é de uma família de músicos, residentes em Maputo, com fortes origens do povo Chope, proveniente da província de Inhambane. Em 1992 fez parte do primeiro grupo cultural juvenil do bairro Unidade 7 “Novos Raios“ onde aprendeu a dançar e a tocar a maior parte das danças tradicionais e populares de Moçambique, monitorado pelos artistas da Companhia Nacional de Canto e Dança. Em 1994 integra o grupo cultural “Ntwananu” da Organização Continuadores de Moçambique. Em 1997 funda, com outros jovens do bairro Unidade 7, a banda orquestra Timbila Muzimba. Com esta banda, Cheny fez muitas digressões na Europa, Ásia, e África, tendo participado em grandes festivais, adquirindo muita experiência, conectando-se com o mundo artístico, em particular nas colaborações e programas de intercâmbio cultural nacional e internacional.
Trabalha constantemente com grupos teatrais na composição de trilhas sonoras, assim como para cinema, publicidade, etc.
Na Educação colabora com algumas universidades dentre delas o ISARC, (Instituto Superior de Arte e Cultura) e na UEM como palestrante. Tem participado em várias escolas nacionais e internacionais dando master classes de música tradicional moçambicana.
Em 2007 Funda o seu grupo a solo Cheny Wa Gune Quarteto tendo gravado um álbum de originais em 2010 Intitulado JINDJI JINDJI que quer dizer - fazer vibrar, soar