Entrega do Prémio Fernando Leite Couto

Anuncio do Vencedor da primeira edição do Prémio Fernando Leite Couto

26 Oct 15h00
Entrega do Prémio Fernando Leite Couto

A Fundação Fernando Leite Couto e a Trassus Mobiliário anunciam a 26 de Outubro pelas 15.00 horas na sede da Fundação, em Maputo, o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto.

O Prémio, lançado em Abril, constitui uma homenagem que a Fundação, em parceria com a Trassus Mobiliário, presta ao seu patrono, Fernando Leite Couto, poeta, jornalista e editor que em vida trabalhou pelo aparecimento de mais vozes e livros para a literatura moçambicana. Fernando Leite Couto dedicou uma atenção especial a novos autores, trabalhando de modo especial com os mais jovens.

É a dar continuidade ao legado de Fernando Leite Couto que a Fundação e a Trassus Mobiliário instituíram o Prémio Fernando Leite Couto, que consagra um novo autor para a literatura moçambicana, alternando entre a poesia e a prosa.

Nesta edição de estreia, dedicada à poesia, género que consagrou o patrono do prémio e da Fundação, foram classificadas 142 propostas, oriundas de vários quadrantes de Moçambique. A apreciação dos trabalhos foi feita por um júri formado por poetas e especialistas em literatura moçambicanos e de outros quadrantes do espaço lusófono.

O júri apresentará os fundamentos da sua deliberação na cerimónia de entrega do prémio, que contará ainda com os parceiros e concorrentes desta primeira edição do Prémio Fernando Leite Couto.

Após o anúncio do Prémio, o livro vencedor será editado e lançado pela Fundação Fernando Leite Couto.