Xidiminguana

Marrabenta Velha Guarda

19 Oct 18h00
Xidiminguana

Entrada: 200MZM

Concerto ao vivo de um mago que conversa com a sua viola, contando estórias através da sua música.

Domingos Honwana, mais conhecido por Xidiminguana, nasceu na província de Gaza, na localidade de Vuthu do distrito de Bilene em 1936. Filho de pais camponeses, apascentou gado na infância, tal como muitas crianças da sua zona.

Em 1949, Xidiminguana aprendeu a tocar a sua primeira viola feita de lata e fios de pesca e no mesmo ano consegue comprar uma guitarra “com um saco de milho de 50Kg”, conta o artista.

Conversando com a sua viola e contando estórias através da sua música, o artista ganhou destaque no panorama artístico nacional. Em 1954 chegou à então cidade de Lourenço Marques (Maputo) e conseguiu o seu primeiro trabalho como empregado doméstico, seguido do trabalho nos Caminhos de Ferro de Moçambique até 1996.

Em 1964 fez testes na Rádio Clube de Moçambique e gravou a sua primeira fita, comercial, ao lado de outros nomes: “Comecei a gravar discos LP com outros artistas como Alexandre Langa, José Guimarães, já falecidos, e outros minha geração”, conta o dono de temas populares como “Xikona”, “Frelimo”, “Nilhayisse” e “Nikhome Nkata”.