“O Descalço [dos] Murmúrios” da autoria de Gibson João e “Incêndios à Margem do Sono”, de Óscar Fanheiro são os livros vencedores da 5.ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, se revelando como autores promissores da literatura moçambicana.
Os dois livros foram apresentados em cerimónia única na sede da Fundação Fernando Leite Couto, no dia 30 de Agosto, com a apresentação do jornalista e crítico literário José dos Remédios.
O Júri justificou a atribuição do Prémio Literário Fernando Leite Couto à obra de Gibson João por tratar-se de um livro “marcado por uma apurada maturidade poética, que se enovela num modo discursivo a uma só vez rico e sucinto. As palavras encenam neste livro uma sedução quase física, ou melhor, as palavras parecem estar a incarnar à nossa frente, artifício que resulta claramente duma prática continuada de quilómetros de leitura”.
Enquanto o livro de Óscar Fanheiro revela a “sobriedade do autor na estruturação dos versos e na extensão da emoção da palavra. Trata-se de uma escrita desconcertante, incisiva, na qual se misturam o chulo e o nobre, as metáforas mais ricas e a rudeza do vigor coloquial, o realismo sujo e algumas imagens sublimes, numa comunicação polifónica que, não sendo sempre orquestrada com absoluto ajuste, é de uma inegável coerência estética e se manifesta numa liberdade que deve ser apanágio dos poetas”.
Com 21 anos de idade, Gibson João nasceu em Inharrime, na província de Inhambane e reside em Morrumbene onde é professor. Tem textos publicados em blogues.
Óscar Fanheiro nasceu na cidade de Maputo, em 1995. É estudante de Gestão de Empresas e Licenciando em Jornalismo, pela Escola Superior de Jornalismo. Poeta e prosador, escreve para diversos blogs e revistas literárias em Moçambique, Brasil, Portugal e Galiza. Alguns de seus textos estão traduzidos para o Catalão. Sua poesia tem sido destacada em concursos nacionais e internacionais.
O Prémio Literário Fernando Leite Couto, no valor de 150 mil meticais, inclui a edição da obra vencedora e uma residência na cidade de Óbidos, em Portugal, por 30 dias. Este prémio é realizado pela Fundação Fernando Leite Couto em parceria com o Moza Banco, Câmara Municipal de Óbidos, Câmara do Comércio Portugal Moçambique e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
A cerimónia será pública e os livros serão apresentados pelo jornalista e crítico literário José dos Remédios, que foi integrante do júri desta edição do Prémio.